sábado, 26 de maio de 2012

"Uma ONG por Distrito"


Fonte: Revista Visão On-line
Em: 17 de Maio de 2012
Por: Sónia Sapage

Uma empresa de transporte urgente de documentos e encomendas venceu Prémios Franchising 2012 na categoria de Responsabilidade Social


Há 18 anos que a MRW vinha desenvolvendo planos de ação social (neste momento tem 10 a funcionar ao mesmo tempo), mas só agora a empresa ibérica de transporte urgente de documentos e pequenas encomendas foi recompensada pelo seu empenho, com um prémio da revista Negócios & Franchising, que distingue anualmente as melhores práticas de responsabilidade social nas empresas franchisadas.
Foi o projeto Uma ONG por Distrito que valeu o "Óscar" à MRW. A ideia era dividir o montante do valor acumulado através de uma Bolsa de Incentivos, por 18 instituições sem fins lucrativos, uma por distrito. Os 27 mil euros angariados até ao final de 2011, começaram a ser entregues, por cheque, em fevereiro deste ano.
Durante todo o mês, a empresa de transportes urgentes deu a volta ao País para distribuir o total dos 27 mil euros. A viagem começou em Lisboa, na instituição Elo Social (na foto).
Jorge Reis, diretor comercial da MRW Portugal, sublinha a importância de receber o Prémio Franchising 2012: "Tem para nós um sabor muito especial, dando-nos ainda mais motivação por ver o nosso trabalho reconhecido e por ajudar a promover esta poderosa área empresarial para ajudar organizações mais carenciadas".


1 comentário:

  1. A Responsabilidade Social Organizacional é um fenómeno crescente nas sociedades de todo o mundo. Incentivos naturais como a conjuntura económica mundial favorecem o seu surgimento e implantação. Apesar de todas as contrariedades e adversidades económicas é possível à grande maioria das organizações colaborarem em acções proveitosas para o desenvolvimento das sociedades nas quais se insere e desenvolvem a sua actividade.
    Actualmente, a importância atribuída à solidariedade social encontra-se numa espiral crescente, sendo notória a consciencialização de organizações e particulares para estas causas.
    Iniciativas como a retratada no artigo publicado, são naturalmente meritórias e merecedoras de serem distinguidas. Uma organização convencional, com finalidades de geração de lucro, que despende os seus recursos em prol de causas nobres de cariz social, merece sem duvida ser distinguida como tal.
    Quando se fala em Responsabilidade Social Organizacional é incontornável não a associar à Reputação, dado ser de reputação que as organizações vivem e através da qual sobrevivem e perduram nos mercados. Independentemente das melhores intenções ao apoiarem e levarem a cabo iniciativas de protecção e desenvolvimento social ou ambiental, a reputação é indissociável a todo o processo, existindo sempre um interesse subjacente às louváveis acções filantrópicas. De qualquer forma, o benefício das sociedades é sempre muito superior a todos estes factores, dado que o apoio prestado por estas iniciativas, substitutas da acção do Estado, faz muitas vezes a diferença, contribuindo para a melhoria das condições de vida de centenas de indivíduos.
    No caso específico do exemplo que nos trás este artigo, representa o reconhecimento de 18 anos de desenvolvimento de planos de acção social de uma organização ibérica "franchisada" que opera no mercado do transporte de documentos e pequenas encomendas. O seu empenho e dedicação foi recentemente reconhecido pela revista Negócios & Franchising, que atribuiu o prémio de Responsabilidade Social 2012 à sua singular ideia de dividir o montante acumulado através de uma bolsa de incentivos, por dezoito instituições sem fins lucrativos, uma por cada distrito do país.

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