segunda-feira, 28 de maio de 2012

Campanha de Banco Alimentar excede Expetativas











Os Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram este fim-de-semana um total de 2644 toneladas de géneros alimentares na campanha realizada em 1655 superfícies comerciais de todo o País.
As expetativas foram superadas tanto relativamente à quantidade de alimentos recolhida como ao número de voluntários que se deixaram envolver.

Em termos de quantidades, os resultados excederam em 13,7% os atingidos no ano passado por esta altura do ano, pese embora a evidente contração do rendimento disponível e do poder de compra dos portugueses. Já no tocante a voluntários, os cerca de 37 mil que responderam à chamada, constituiu um recorde absoluto, confirmando que esta iniciativa de voluntariado não tem, ao nível da dimensão, qualquer paralelo no nosso País.

Sob o lema “maior do que a crise que nos bate à porta, é a solidariedade dos portugueses”, esta campanha foi sem dúvida uma animadora surpresa. Isabel Jonet, Presidente da Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome, afirmou que “As quantidades de géneros recolhidos e o número extraordinário de voluntários envolvidos mostram que as pessoas responderam ao apelo e quiseram demonstrar que, apesar da profunda crise económica que afeta tantas famílias portuguesas, não se conformam com a situação e estão disponíveis para reagir e para ajudar a minorar as dificuldades. Os portugueses querem e podem, na medida das suas possibilidades e quando os projetos são claros e mobilizadores, contribuir de uma forma construtiva, coesa, cívica e solidária para a resolução dos problemas”.

Os géneros alimentares recolhidos serão distribuídos a partir da próxima semana a mais de 2.100 Instituições de Solidariedade Social, que os entregam a 337 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas.

Ao longo da próxima semana, até 3 de Junho, haverá ainda a possibilidade de contribuir para os Bancos Alimentares Contra a Fome online, no site www.alimentestaideia.net, a plataforma de recolha de alimentos na Internet. Prossegue também até 3 de Junho a Campanha “Ajuda Vale”, nas lojas Pingo Doce/Feira Nova, Dia/Minipreço, El Corte Inglês, Jumbo/Pão de Açúcar, Lidl e Modelo/Continente, onde serão disponibilizados, em suportes próprios, cupões-vale de produtos selecionados (azeite, óleo, leite, salsichas, atum e esparguete).

1 comentário:

  1. A União Faz a Força...

    A campanha nacional de recolha de bens alimentares levada a cabo anualmente pelo Banco Alimentar Contra a Fome foi, este ano, um sucesso sem quaisquer precedentes. Mesmo atravessando a maior crise económica de todos os tempos, a solidariedade de um povo sensível e sensibilizado, para situações de pobreza extrema, como o povo português fala mais alto, revelando-se um dos maiores actos massivos de filantropia dos últimos anos.
    Superando as mais optimistas expectativas e os resultados do ano transacto, em mais de 13% (em recolha de bens alimentares), este movimento não só surpreendeu pela quantidade de alimentos recolhidos, mas também pelo número inédito de voluntários que reuniu. Neste ano de 2012 responderam ao apelo da consciência cívica e moral mais de 37 mil voluntários, que desta forma colocaram em prática os seus deveres cívicos tão cruciais a qualquer sociedade.
    A mobilização de recursos e iniciativas patentes em todo este movimento de voluntariado fazem dele um feito sem precedentes no nosso país, que somente evidencia as singulares qualidades de um povo genuíno, solidário e sensível como o Português, que divide entre si o pouco que tem.
    São inúmeras as aprendizagens a retirar desta iniciativa e dos resultados por ela obtidos, no entanto é impossível deixar de destacar o espírito solidário, filantropo e de cidadania empregues neste movimento. O "ser cidadão" obriga a uma participação activa dos indivíduos nos assuntos e problemas sociais, a filantropia visa a prática do bem social e a solidariedade agrega ambos os conceitos e obtém resultados incrivelmente inspiradores para um país tão pobre economicamente e tempo rico em valores sociais.

    ResponderEliminar